OBJECTIVO GERAL
Formar profissionais altamente qualificados, para responderem às demandas do contexto e às políticas de diversificação da Economia Angolana, orientados para o aumento da produtividade do país a médio e longo prazo.
Formar profissionais altamente qualificados, para responderem às demandas do contexto e às políticas de diversificação da Economia Angolana, orientados para o aumento da produtividade do país a médio e longo prazo.
DIMENSÃO ENSINO 1: Criar condições que estimulem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em todos os cursos ministrados na UÓR, para atrair professores e investigadores científicos diferenciados, aplicando instrumentos que meçam adequadamente o seu desempenho individual e colectivo.
Elaborar propostas de pós-graduação profissional e académica que expressem o nível de desenvolvimento institucional da UÓR, para reforçar a oferta formativa. Adoptar ferramentas tecnológicas que viabilizem a modalidade de ensino a distância e semi presencial, bem como a introdução da Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino aprendizagem, visando elevar a qualidade e a excelência académica.
DIMENSÃO INVESTIGAÇÃO 2: Incrementar projectos de investigação científica e desenvolvimento com impacto socioeconómico sustentável, que resultem numa maior projecção da UÓR a nívelnacional e internacional.
Formar e capacitar, em áreas específicas, grupos de investigadores multidisciplinares para identificar soluções de problemas complexos e contribuir na melhoria dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação de Angola.
Desenvolver boas práticas no processo de produção, disseminação e divulgação dos resultados científicos no âmbito da Ciência Aberta e criação do Repositório Institucional de Acesso Aberto a Informação Científica da UÓR.
Implementar estratégias que permitam reforçar a capacidade editorial da UÓR. Fomentar a captação de financiamentos internos e externos, através da gestão de projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico.
DIMENSÃO EXTENSÃO 3: Elaborar cursos de capacitação direccionados as estruturas da governação local, focados na partilha de experiências técnico-científicas, para a resolução de problemas socioeconómicos. Fortalecer a relação de cooperação entre a UÓR, as empresas e a sociedade. Incentivar aos investigadores científicos e docentes a implementar projectos ligados as boas práticas de gestão de resíduos, reflorestamento e energias renováveis.
DIMENSÃO GESTÃO 4: Aumentar os níveis de motivação e compromisso do pessoal técnico-administrativo, docentes, investigadores científicos e gestores, através do envolvimento institucional em
acções de capacitação contínua. Adoptar uma gestão responsável e transparente para a consolidação do prestígio nacional e internacional da UÓR, através da selecção e capacitação de quadros que agreguem valor aos seus processos substantivos. Gerir com eficácia e eficiência as informações e os processos sigilosos, para implementar acções correctivas, as más práticas profissionais e manifestações de corrupção, adoptando procedimentos legais transparentes. Aumentar a capacidade institucional para responder as necessidades de desenvolvimento da UÓR. Monitorar e avaliar a implementação adequada do PDI 2024-2028.
INTERNACIONALIZAÇÃO 5: Promover a participação em programas nacionais e internacionais de mobilidade académica de estudantes, docentes, investigadores científicos e pessoal técnicoadministrativo. Estabelecer parcerias estratégicas que contribuam para a produção e difusão dos resultados da produção académica, científica e tecnológica de estudantes, docentes, investigadores científicos. Criar um gabinete de internacionalização com capacidade para a prospecção de oportunidades de cooperação científica e de financiamento. Fomentar a inserção e participação activa de estudantes, docentes, investigadores científicos e pessoal técnico-administrativo em redes globais de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.
A UÓR dá boas vindas a todas as consultas e sugestões através da nossa página de contacto.