Visita ao Arquivo Nacional de AngolaOs estudantes finalistas do curso de licenciatura em Relações Internacionais visitaram nesta quarta-feira, 5 de Julho, o Arquivo Nacional de Angola, inaugurado a 29 de Novembro de 2009.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, formas de funcionamento bem como diversas curiosidades que a instituição oferece.
O Arquivo Nacional possui:- Um laboratório de informática, lugar onde é feita a assistência técnica e é sistematizada toda a sua base de dados.
– Um laboratório de Biologia, com uma sala de microbiologia considerada como o ‘hospital dos documentos’. Os documentos em arquivo deterioram-se devido a diversos factores como o tempo de existência, manuseamento e climatização inadequada, entre outros. Neste departamento são verificados os tipos de pragas que podem afetar a documentação, para posterior tratamento.- Um laboratório de restauração com máquinas para a restauração de folhas danificadas.
– Uma área de quarentena. Caso a documentação esteja humedecida é congelada para que a folha volte no estado normal para melhor conservação.
– Uma área de higienização onde são retiradas, manualmente e folha por folha, as bactérias mortas e posteriormente encaminhar a documentação tratada para armazenamento.
O Arquivo Nacional de Angola agrupa várias tipologias documentais, entre elas: documentos da Biblioteca, que é a área de investigação; documentos bibliográficos, onde constam os documentos periódicos e não periódicos; Documentos visuais, do grupo das fotografias, mapas, cartazes, quadros, álbuns e cartas; documentos avulsos; documentos manuscritos, onde ficam agrupados em maços; documentos dos projectos, desde plantas de localização e até mesmo plantas antigas do nosso país. Todos eles agrupados em idades documentais, com o foco para investigação.Curiosidades sobre o Arquivo Nacional de Angola
– O documento mais antigo do arquivo é um pergamia/pergaminho, de 1551, que fala sobre a divisão de Angola;
– O Arquivo Nacional de Angola contém duas salas para leitura, uma com 204 lugares e a outra com 108 lugares;
– Podem encontrar também, o livro mais antigo de Angola;
– As pesquisas são gratuitas, com excepção dos custos para fazer cópias.Um outro compartimento que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer nesta maravilhosa visita guiada é a área de Documentos Agrupados em Massa (arquivo 1203), que contém 12 mil documentos manuscritos arquivados.
A visita enquadra-se no programa de estágio dos estudantes finalistas do curso de Relações Internacionais.
Bem haja!
wordpress theme by initheme.com
A UÓR dá boas vindas a todas as consultas e sugestões através da nossa página de contacto.