No âmbito do processo de avaliação e acreditação da qualidade do Ensino Superior, o Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), realizou nesta terça-feira (13 de Agosto), a cerimónia pública de divulgação dos resultados do Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior.
Esta 2.ª fase, teve a duração de 3 dias e contou com 115 cursos de outras ciências da saúde ministrados em 49 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo 63 em Luanda e 52 noutras províncias. Estiveram envolvidos neste processo, especialistas nacionais e internacionais de países como Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, RDC, Zimbábue, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O Director-Geral do INAAREES, Jesus Tomé, apresentou os resultados da 2.ª fase do processo de avaliação externa e acreditação do Ensino Superior para os cursos de Ciências da Saúde. Dos 115 cursos avaliados, ministrados em 49 IES e distribuídos por 12 províncias do país, os resultados foram os seguintes:
55 cursos foram acreditados com Nível C, indicando que cumpriram entre 60% e 79% dos critérios de avaliação; estes cursos continuarão a admitir novos estudantes e receberão um certificado de acreditação válido por até 2 anos.
60 cursos foram classificados com Nível D, indicando que cumpriram menos de 60% dos critérios de avaliação; estes cursos não poderão admitir novos estudantes no próximo Ano Académico 2024/2025 e estão sujeitos a medidas de melhoria urgentes.
A distribuição dos cursos acreditados por províncias foi a seguinte: em Luanda, 23 cursos foram acreditados com Nível C e 37 cursos foram classificados com Nível D; noutras províncias, 29 cursos foram acreditados com Nível C e 23 cursos foram classificados com Nível D.
A Universidade Óscar Ribas teve o curso de Psicologia na opção Clínica acreditado com o Nível C, cumprindo 61,5% dos critérios de avaliação, este curso vai continuar a admitir novos estudantes e recebeu um certificado de acreditação válido por até 2 anos.
Estiveram presentes no evento: a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, o Magnífico Reitor da UÓR, Prof. Doutor Eurico Wongo Gungula, o Director-Geral do INAAREES, Jesus Tomé, o representante do Gabinete da Vice-Presidência da República, Gabriel Luís Miguel, Magníficos Reitores das Instituições de Ensino Superior, Directores-Gerais de Instituições de Ensino Superior, Directores Nacionais e equiparados do MESCTI, Representantes da UNI.AO, Banco Mundial, Docentes, investigadores e outros convidados.