UÓR participa na 2.ª Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante
A Universidade Óscar Ribas participa desde o dia 9 até 14 de Dezembro, na Cidade do Cabo, África do Sul, na 2.ª Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante.
A comunidade académica e científica de Acesso Aberto Diamante, e não só, reúne-se até ao dia 14 de Dezembro, para um diálogo crítico e autocrítico entre editores de revistas científicas, organizações e especialistas de partes interessadas de todo o mundo, focada na consolidação e no fortalecimento do Acesso Aberto Diamante como bem público e via para a participação inclusiva e equitativa no ecossistema global de comunicação científica, bem como de implementação efectiva dos valores e princípios da Ciência Aberta.
A 2.ª Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante resulta de uma organização conjunta entre a Universidade de Cape Town, Redalyc/AmeliCA, SPARC (USA), Fundação Sul Africana de Investigação (NRF), UNESCO, CLACSO, Associação das Universidades Africanas (AAU) e a Science Europe consubstanciada no Acesso Aberto ao conhecimento científico como um factor de justiça social, mobilizando a comunidade internacional para acelerar a disseminação de resultados científicos, desenvolvimento de um ecossistema de publicação desprovido de barreiras financeiras para autores e leitores.
Participam da referida conferência a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Alice de Ceita e Almeida, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, pela Universidade Óscar Ribas o Reitor Dr. Eurico Wongo Gungula, a Vice Reitora para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Professora Doutora Maria de Fátima, o Director do Centro de Estudos e Investigação Científica, Professor Doutor Arnaldo Faustino, em resposta ao convite formulado pelo Presidente da Comissão Organizadora da 2.ª Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante, Professor Doutor Reggie Raju.
A Cimeira referida foi estruturada em macro eventos tais como: Gestão do Conhecimento e promoção da justiça social, através da reorganização curricular; Importância estratégica da Ciência Aberta no Sul Global; Acesso Aberto Diamante e o financiamento da Ciência.
Na Conferência sobre Acesso Aberto Diamante, o Reitor da Universidade Óscar Ribas, Professor Doutora Eurico Wongo Gungula, participa do painel que aborda: “O desenvolvimento de Um Ecossistema Equitativo; Hubs de Soluções Inovadoras”.
A sessão analisa inovações que devem ser integradas para o avanço do acesso aberto de diamantes.
Sublinha-se que a UÓR co-organizou a 1.ª Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante, em Toluca, no México, de 23 a 27 de Outubro de 2023, e no webinar de lançamento da Aliança Global sobre Acesso Aberto Diamante, organizado pela UNESCO e esteve representada pelo Reitor Professor Doutor, Eurico Wongo Gungula.
Para além da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Alice de Ceita e Almeida, integraram a delegação angolana, o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Doutor Amilcar da Silva, a Directora de Gabinete da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Maria Neto, o Secretário Permanente da Comissão Nacional da UNESCO, Doutor Alexandre de Sousa Costa, o Vice-Presidente para os Assuntos Científicos e Pós-graduação do Instituto Superior de Administração e Finanças, Professor Doutor Felizardo Bartolomeu Costa, a Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Buila, Professora Doutora Madalena Chimpolo e o Professor Doutor José Katito, docente da Universidade de Luanda.
Saiba mais em: (https://doasummit.uct.ac.za)
wordpress theme by initheme.com
A UÓR dá boas vindas a todas as consultas e sugestões através da nossa página de contacto.